quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Pupilas, pensamentos e a brisa da tarde...



Não vou mentir, entre todos os poderes especiais dos X-Man, Mutantes, Liga da justiça, Caverna do dragão, entre todas as fantasias dos desenhos animados, eu queria mesmo era ter o poder de ler pensamentos. Às vezes sentadinha no meu canto, observo a particularidade de cada pessoa. Nessas horas engulo minhas hipóteses frustadas de sermos parecidos uns com os outros.
Definitivamente não somos. Cada pessoa nasce e morre única, afinidade é diferente de particularidade, e isso de fato me encanta. Adoro olhar o jeito que andam, sorriem, e até as caras e bocas, é abobalhadamente divertido.
Na maioria das vezes estamos tão ocupados e/ou nem aí para o mundo que esquecemos de tudo a nossa volta. Eu digo tudo, por que de fato é t-u-d-o mesmo! Agimos assim espevitadamente, e enquanto isso existem pessoas que nos envolvem a distância pela sensibilidade de sua visão, olhando cada movimentozinho que fazemos. Idenpendente de ser bonito ou feio, elegante ou destrambelhado. Isso só me faz acreditar mais que: Ninguém está excluído do mundo. Somos notados, somos sempre observados, e se não por coisas feitas de carne e osso, somos arrebatados pela energia invisível do cosmo terrestre.
Por exemplo: Nesse momento estou aqui vidrada no notebook e meu cachorro, muito inquieto, me segue com os olhos como se quisesse participar do momento, ou ficar segura de que está tudo certo.
Não é estranho? Até os bichos sentem.
A grande lição de tudo isso é ...
Seja mais introspectiva(o), observe mais, cultive mais o hábito da quietude. Gandhi, o grande mestre da paciência e fé, nos deu magnífico exemplo quando em ato de sabedoria suprema, passou a viver um dia de sua semana sem a utilização das palavras. Sim, ele só ouvia. E para comunicar-se em atos mais urgentes, usava a escrita. Quer exemplo mais genuíno? O silêncio de fato é pacificador.
Dando maior ênfase: O equilíbrio espiritual sempre virá de dentro para fora.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Corra com tesouras!



“Esse texto vai me dar dor de cabeça, até porque já fui apedrejada por coisa bem menos pesada. Mas acho que seria uma imensa injustiça comigo mesma não publicá-lo”, eu disse, pouco antes de levantar da cama. Saiba abstrair… Conto com isso!

Se alguém me pedisse um conselho hoje, qualquer pessoa, de qualquer idade e qualquer tipo, eu diria a mesma coisa para todos: corra com tesouras! É o melhor que eu posso desejar, mesmo que a pessoa esteja querendo ouvir “larga dele”, ou então “não, não gaste dinheiro com isso agora”, tudo que eu poderia dizer, para soar verdadeira e sincera seria isso. É claro que é uma metáfora, uma força de expressão, mas até a interpretação literal já surtiria muito efeito. Correr com tesouras é perigoso, não é aconselhável, dá medo em quem faz e em quem vê e a mensagem do dia é essa. Tenha e proporcione o medo puro!
Quebre as regras, todas elas. Quebre regras sérias, regras morais, regras cívicas e não só aquele tipo de regra que nos faz parecer idiotas em vídeos motivacionais correndo pelados. Quebre regras justas, acordos que você mesmo(a) firmou, rasgue contratos. Corra para não ser pega(o), passe a perna em alguém que você não conhece. Faça algo muito errado, algo que cause problemas, que faça estrago, que faça alguém sentir medo. Sinta medo de ser pega(o) por isso tudo!
Minta! Invente uma mentira forte, das que precisam de muita apuração, muitos dias de pesquisa e muita força de vontade para ser desmascarada. Falte ao trabalho dizendo que está doente e se atreva a não tentar forjar um atestado. Convença a todos com emoções, jogos mentais. Seja ruim por um dia, seja alvo da crítica do mundo inteiro, dos hipócritas que se sentem donos do que é correto, das pessoas que dão lição de moral em massa na internet, das pessoas que acham que são melhores que você. Sinta isso!
Confiança não tem preço, nenhum dinheiro compra e, por isso mesmo, jogue tudo fora. Ignore sentimentos, mágoas e arrependimentos. Faça o que jamais esperariam, faça tudo dar errado, estrague os maiores valores do mundo e chore por isso. Chore honestamente para saber como é, só para dividir a dor com quem você fez sofrer. Corra perigo. Meta-se com alguém que corre mais do que você, que é mais forte que você, que é mais ágil que você, que tem mais autoridade que você. Sinta o medo puro, o medo da agressão física, o medo da dor, da tortura que é tátil. Acelere no farol vermelho em um cruzamento movimentado ao meio-dia e tente não fechar os olhos ou rezar. Aceite o ineditismo de fazer coisas perigosas sem receber nada em troca. Absorva cada segundo desse medo, dessa ambiguidade, desse eterno perde e ganha de forçar as próprias emoções ao limite.
Fortaleça sua mente e descubra como dominar, ludibriar e convencer pessoas com quem você convive. Num mundo onde todo mundo pode ter uma arma, ser psicologicamente evoluído ainda vale mais a pena. Controle a sua carência. Às vezes precisamos de pessoas, e às vezes precisamos de nós mesmos. Arranje um problema sério, dos grandes, cometa grandes erros e, mesmo no fundo do abismo do desespero não conte para ninguém. Resolva suas questões sozinha(o), não mostre fraqueza, medo ou dúvida. Seja perene, impenetrável, sólida(o) e confiável. Não confie em ninguém. Não dê sua palavra sem cruzar os dedos nas costas e não diga a ninguém que está cometendo um erro.
Corra com tesouras! Corra e depois arremesse-as a esmo, correndo o risco de acertar alguém, de quebrar alguma coisa, de ferir a si mesma(o). Corra com tesouras, com objetos perfurocortantes, com todo tipo de coisa que você, em sã consciência, não ousaria fazer nenhum tipo de movimento brusco. Assuma uma loucura falsa, uma loucura proposital e provocada. Aceite que você não tem motivos, entenda todos os medos, sinta todos os hormônios tentando impedirem você fazer coisas perigosas e curta cada segundo de aperto no peito por ter magoado, ferido pessoas queridas. Sinta o mais puro poder da maldade, da ruindade sem motivo, da banalidade da barbárie gratuita e depois, no fim, agradeça por ter a chance de concertar tudo isso.

Mas todo mundo sabe: se conselho fosse bom a gente seguia, não saia falando pra todo mundo por aí…

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Vamos em frente...


E hoje olhando para o azulado charmoso do céu, compartilhando de uma companhia no mínimo inusitada, eu percebi que a velocidade com que as coisas acontecem quando você dá o primeiro passo positivo é pelo menos relevante. Quero que para sempre seja assim, sossego e alegria.
O gostinho doce que fica na boca depois de um dia inteiro de sorrisos é tão bom como aquele de quando você coleciona copos de 150ml de refrigerante no estômago em festinhas de aniversário.
Eu gosto dessa paz. 
Gosto de poder tentar ser melhor do que ontem, e persistir com o pensamento de um futuro bom para nós.
Guarda isso contigo? Guarda a minha confiança?
Ah, já ia esquecendo... Tenta ser tolerante, não serão todos os dias que as flores mansas brotaram entre nós.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Caridade Inteligente


De acordo com o dicionário caridade significa: amor ao próximo, benevolência, bondade, compaixão, beneficiência, etc. E sobretudo pela lei de Jesus Cristo:
"E tudo que quiserdes que vos façam, façais vós a eles."

Um dia um amigo muito querido me ensinou em poucas palavras o significado da verdadeira caridade, aquela que deve ser inteligentemente feita por nós. A caridade inteligente.
A maioria das pessoas aprenderam com a vida que caridade é somente aquilo que se oferece de forma material. Exemplificando: um quilo de alimento não perecível, moedas, roupas, agasalhos, remédios, entre outros.
O mundo precisa sim de pessoas que doem ao outro um pouco do que lhes pertence, mas se formos pesar na balança, nem sempre um pão trará total felicidade a um mendigo. As pessoas precisam sentir-se cuidadas, amparadas, protegidas, acarinhadas, e o objeto que lhes é oferecido materialmente nem sempre irá curar suas dores mais íntrisecas. Ajuda muito, claro, mas não é o suficiente. Consolar é uma virtude que devemos praticar diariamente, pois é dando que se recebe.
As vezes estamos a um passo de cometer algo indisplicentemente e por uma palavra amiga, um sorriso bondoso, um apoio moral, desistimos de tal ato.
Procure praticar a caridade além dos bons costumes, ouvir um desabafo em silêncio com um olhar amparador, mostrar a luz invisível aos olhos dos que sofrem, ser otimista com relação aos problemas alheios, fazê-lo refletir de seus atos impensados, elogiar um trabalho bem feito, abraçar aos carentes de afeto.
Praticar a caridade inteligente requer sensibilidade, "feeling", visão apurada e arguta do que se passa no meio.
Para exercer esse tipo de bondade é necessário ir além das expectativas, fazer o possível para ver a felicidade do próximo, ajudá-lo com seus mínimos problemas, encorajá-lo a prosseguir firme, e fazer de suas portas pessoais um grande portão que abriga e ampara não apenas o seu ego, mas a alma de todos os que o cercam.

Vamos aprender e praticar a caridade inteligente.
O mundo nunca precisou tanto dessa sublime virtude.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Confiabilidade intuitiva.


Não acho legal esse negócio de: "fique sempre com um pé atrás", acho uma tolisse, me perdoem os milhões de adeptos. Acredito nas pessoas, a maioria me acha utópica demais, aceito, mas nem por isso nem por aquilo deixo de acreditar.
Achar que o outro vai querer sempre nos prejudicar, além de pessimismo total é sempre esperar o pior da vida. E sabemos que não é isso o que realmente deve acontecer.
Somos humanos e erramos, por isso deve-se haver além de respeito, compreensão para com os erros alheios, pois é dessa forma que gostaríamos que entendessem os nossos, ou ao menos tentassem.
Adoro poder conversar com qualquer pessoa sem desconfiar dela. É legal, é agradável. Talvez seja difícil, mas tente acreditar mais no próximo, na verdade na qual ele vive, e antes de tudo: aceite-o. Seja sincero e use sua intuição, sem dúvidas você encontrará respostas para todas as suas indagações.
Só não espere 100%, ninguém é totalmente correto e perfeição só a divina, então finque os pés no chão, olhe o horizonte positivamente e acredite. Acredite sempre na vida.

Comece por você, ser verdadeiro é a maneira mais simples de ser feliz.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Insisto, você pode modificar o que está errado.


É certo o ditado que quase todo mundo já ditou: "Nada é por acaso."
Concentro agora minhas forças interiores, elas serão vitais depois dessa surra de descobertas esclarecedoras.
Talvez as pessoas pensem: foi sem querer, coincidência. Não foi, nada é.
Para tudo existe uma razão, a realidade nua e crua não é um reles chute no vestibular, envolve uma inteligência imensuravelmente superior a de Platão e seus amigos clássicos da Grécia Antiga. Por mais que tudo soe como uma nota qualquer, ti garanto, a música é muito mais complexa do que teus olhos são capazes de enxergar.
Dimensões. Gigantes dimensões.
Se hoje tens uma oportunidade inusitada, aproveita então. Às vezes cala, às vezes ouve, às vezes só respira. Usa tua intuição e descobre as respostas da vida,  removendo pedras e plantando roseiras.

PS: E não esquece de agradecer pelas oportunidades de acerto ou conserto que a vida lhe proporciona todos os dias.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O amor ao próximo...


É engraçado, ontem acordei com vontade de amar todas as pessoas do mundo. Olhava para cada uma delas e podia enxergar a beleza camuflada. Percebi isso quando me olhei no espelho, me vi ali, de carne, osso e sentimento.
Depois, saindo de casa, vi o sol, embaixo dele, milhões de rostos presentes e distantes cruzaram comigo.
A segunda pessoa que vi foi minha amiga, que pulsa energia, fala sem parar e quer meu bem. Nossa, ela compartilha tudo comigo, é impressionante, transpirar alegria.
Quando abracei dois amigos dela que fomos visitar, pude ver em cada um a terceira pessoa do meu dia. Eram unidos também, uma mulher linda, loira, apaixonada, e um homem, leve, quente, feito. Os dois, juntos, me divertiram tanto.
No meio da rua vi a quarta pessoa, uma criança, de uns nove meses e no colo da mãe, olhava pra mim de 3 em 3 minutos e soltava uma gargalhada gigante, me fazendo ri também.
Quando fui dormir enxerguei em uma das fotos que ficam expostas no meu quarto, a quinta pessoa, essa eu ando conhecendo bem.
Acho que o barato da vida está em entender que realmente somos diferentes, mas que a união, a energia do mundo liga um a um. Desde a menininha no meu da rua até a minha amiga mais próxima. Somos um e só.
Poderia falar de cada uma dessas pessoas que cruzaram e cruzam comigo o tempo todo, num texto grande, falar das características que as abraçam. Mas, preferi resumir e dizer sobre o sentimento que prevalece, o amor.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O bom da vida!


Logo eu, que passei tanto tempo reclamando da falta de criatividade e da falta de novidade, me peguei afogada em pensamentos abstratos demais. No meio desse monte de relíquias modernas descobri que às vezes a gente sabe exatamente, mesmo que por um curto espaço de tempo, tudo o que precisamos para sermos felizes.
O bom da vida está por aí, jogado nos pães com manteiga na chapa na padaria da esquina, nos carros que trafegam lentamente num congestionamento fora de hora no meio da semana. O bom da vida está em todo lugar: a gente só não vê porque o estado de espírito não nos deixa. Mas tudo bem, mais cedo ou mais tarde todo mundo se pega vivendo um momento de felicidade espontânea e cai na real de que é muito mais simples do que pensamentos. Ser feliz custa pouco, às vezes, quase nada!
O grande barato da vida está em resolver grandes problemas durante a madrugada só porque estava ocupada demais durante o dia. A felicidade veio me pegar em uns momentos inexplicáveis, tipo quando estava com meu novo fone de ouvido pelo meio da rua em pleno horário de rush. São simplicidades que trazem tudo que é complexo consigo.
O bom da vida está em poder ficar com as amigas no meio da semana em plena praça sobre a vida sem se preocupar com o tempo, com o dinheiro, com o sentido ou com o conteúdo, só focar no momento. Descobri que é possível dar mais risadas em momentos sérios do que durante grandes shows de humor. É da maneira ridiculamente séria com que nós tratamos os cretinos que nascem as situações realmente hilárias. A gente valoriza cada coisa/gente sem valor…
A parte legal das coisas está escondida no momento da flexibilidade de opiniões e ações. Naqueles microsegundos em que decidimos nos sujeitar a alguma coisa que nos parecia negativa, ou a interagir com determinada realidade que não nos é familiar é que estão as grandes descobertas da vida. A felicidade é se sentir confortável saindo da zona de conforto. Ousar, permitir, intuir e aceitar são coisas que vêm junto com descobrir, apreciar, admirar e absorver.
Ouvir uma música que você não gosta pode ser a chance de descobrir novos gêneros. Conhecer pessoas das quais você nunca foi com a cara é uma ótima chance de fazer novos amigos. Admitir pontos fracos e defeitos que você passou a vida escondendo pode ser uma ótima maneira de aliviar tensões. Ser você, acima de tudo, ainda supera qualquer tipo de subterfúgio e fingimento de socorro. As pessoas gostam do que é real, o fake a gente já vê nos livros e cinemas.
O barato da vida está em olhar pro lado e sorrir, olhar para trás e sorrir, imaginar o futuro e sorrir e fechar os olhos sem precisar desmanchar o sorriso. O barato da vida é barato mesmo, às vezes custa o preço de uma passagem de ônibus ou o ingresso do cinema. Não é fortuna, não é figurino, nem de bolsa, nem de caixa. A felicidade é o tipo de coisa que preenche o ambiente de nada, só de sensações.
As partes mais legais da vida ainda são de graça, por mais que  estejamos cada vez mais mergulhados em objetivos que envolvem algum tipo de lucro monetário. As melhores coisas estão dentro das fotografias, das mensagens de texto, dos e-mails e das ligações telefônicas. Nada que é feliz está preso numa loja, ou exposto em uma vitrine, ou sendo oferecido na televisão. O importante é o que você vai fazer com aquilo! O que é feliz está sendo dividido o tempo todo com quem você gosta, com outras pessoas felizes e é isso o que importa, mas a gente só percebe isso quando consegue um pouco de liberdade.
Essa sim é coisa rara e difícil de ter, mas a gente se vira, não é? A gente se vira, pode apostar!