terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Com quantos amores se vive uma vida?


Paixão?
Não. Tô falando de amor. Amor de amigo ou amor de amor. Mas amor de verdade. 
Quantos podemos conhecer durante uma vida inteirinha?
De repente tem gente que coleciona amores. De repente eu mesma coleciono.
Fiquei agitando meus pensamentos hoje e percebi que nunca fui de guardar coisas. Desapego total sabe?
Leio com carinho, guardo na memória, me desfaço.
Ganho com amor, uso com afeto, mas se tá velho? Jogo fora.
Nada de velharias. As coisas quando especiais guardo na memória para nunca mais esquecer, e se for recordação das boas escolho o coração como o melhor lugar para conservar. Lá dentro ninguém tem a chave. Mentira, algumas pessoas até têm, mas é só a copia. Juro!
Mas como para toda regra uma exceção, hoje descobri que possuo uma coleção. Uma coleção de amores. E vou logo dizendo, tenho de tudo que é tipo.
Pretinho, amarelado, grande como o Golias, pequeno estilo Davi. Cute-cute em inglês, fofinhos em português. Tenho amores lindos de bonitos e amores a francesa e também a carioca. Tenho amor novo, amor antigo quase de cabelo branco. Tenho amor careca e amor cabeludo. Tenho amor abstrato e amor concreto. Tenho tantos e tão coloridos, que diante de tanto amor só me resta rezar...

Papai do céu,
Nunca deixe que me falte amor.
Ou que levem embora os meus.
Amém.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Sim sim, não não...


Há quantos anos vivemos apenas dizendo sim? Sim para a música feia, sim para a comida gordurosa, sim para a violência na TV, sim para o vizinho mentiroso, sim para as baboseiras dos políticos, sim para os desamores.
Basta. Acabou! Tá na hora de dizermos N-Ã-O. Chegou a hora de dizer não para tudo o que nos torna menores. Tudo que nos trás infelicidade e insatisfação. Chegou a hora de desistir dos cursos chatos, da comida ruim, da roupa apertada e do arroz com feijão.
Diga sim para os novos projetos, sim para os trocados sobrando no final do mês, sim para a mente tranquila e para o coração leve, sim para muita água e pouco refrigerante. Sim para os amigos e para os inimigos também. Sim para os novos poetas. E não para todas as outras vírgulas.
A partir de agora tudo funcionará em por que não e por que sim, com amor ou com muito amor.
Parou de aceitar o que a sociedade diz que é bom pra gente, de gostar do que todo mundo gosta só por que não tem nada melhor para fazer. Parou de concordar com o bullyng, violência, descriminação, mau humor. Parou de ser o que o mundo quer que nós sejamos.

Afinal você é essência ou aparência?

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Todo bom dia deveria vir acompanhado de beijo...


Todo café da manhã deveria ter família e toda família deveria ser eterna. Todo sábado deveria ser verão e todo forró a dois. Toda viagem deveria ser para perto da natureza e todo atraso deveria ser com carona. Todo mundo deveria ser mais criança e todo ônibus não deveria ser lotado. Todo sono poderia ser tranquilo, todo inverno com neve e todo rock Red Hot. Toda fome deveria ser de carinho e toda sede de sorvete. Toda adolescência sem espinhas e toda preguiça escassa. Toda festa deveria ser de graça e todo amor permanente. Toda inveja deveria nem existir e todo orgulho também não. Toda saudade deveria ser passageira, por que todo dia seria para relembrar daquilo que realmente faz falta. Todo sapato deveria ser folgado e toda cama de casal. Todo juramento deveria ser cumprido e todo atraso compensado. Toda lasanha com muito queijo e toda sobremesa de morango.

Mas acima de tudo, todo sorriso deveria ser o abre alas para a verdadeira felicidade.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O Ministério do cada um por si adverte que...


É questão de não desistir na primeira porta na cara.
De manter o riso frouxo no começo do dia, no meio da tarde e também no fim da noite.
É preciso estudar a si mesmo, reeducando os defeitos e amando cada qualidadezinha de nada.
É necessário "SER" antes de todos os outros verbos.
Ser paciência, justiça, verdade. Ser ou tentar ser tudo o que quiser, tudo aquilo que sonhar.

Mas tem que ter também muito amor pra agüentar toda a lida da vida. Tem que ter muito feijão com arroz e jogo de cintura, quadril, pernas e pés. Pés no chão.

E, em virtude de cada pessoa representar um universo por si, cada um de nós é responsável pela emissão das forças que lançamos em circulação nas correntes da vida. Da nossa vida!

Por isso e por tantas outras coisas, não seja qualquer marionete do destino, arregace as mangas e faça você mesmo os melhores dias da sua vida e se torne a melhor pessoa do mundo. Sem modéstia à parte, claro!

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Se essa rua fosse minha...


Se eu pudesse te daria de graça o meu sorriso. Se eu pudesse me vestiria de você só para enfrentar seus medos. Se eu pudesse levaria você para voar no céu sempre que quisesse sentir-se livre. Se eu pudesse, escutaria todos os aborrecimentos que as pessoas teimam em despejar no seu colo. Se eu pudesse ser você enquanto você fosse triste, eu seria.
Mas eu não posso.
Não posso fazer suas escolhas, não posso dizer pra você não se apaixonar, nem posso segurar sua mão sempre que você for atravessar a rua. Não posso dirigir por você, nem escolher as comidas mais saudáveis para suas refeições. Não posso esconder os vícios do mundo dos seus olhos e nem tirá-los do alcance das suas mãos.
Só tem uma coisa que eu posso fazer por você,e isso eu farei para sempre.
Eu nunca te deixarei só.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Não é não. E não insista...


Por favor, entendam de uma vez por todas: quando a vida te diz não, é não e pronto. Ela simplesmente está te poupado de um sofrimento, perda de tempo, tristeza, angústia, desnecessários. Quando uma porta se fechar, deixe-a fechada, pule a janela mas não volte atrás. Não busque um caminho invisível. Prefira engolir seco e encarar aquela resposta, algumas vezes tão difícil de ouvir.
O problema é que nós somos teimosos. Queremos na hora, pra já e não é assim. Às vezes a vida vai exigir que sejamos pacientes. Vai nos obrigar a sentar e esperar. A voltar uma outra hora. Ou simplesmente vai nos virar as costas. E nós vamos ter que aceitar. Sabe porquê? Por que muitas vezes um não nú e crú, vale mais do que um sim cheio de mel, porém falso e traiçoeiro.
Não, eu não estou dizendo para você ter sangue de barata. Pra não correr atrás do que quer, do que sonha. Eu só acho que nem tudo é do jeito que a gente deseja e na hora que a gente bem entende. Se a vida fosse fácil demais a gente trairia ela com a morte e o pior é que já tem gente fazendo isso. Então não faça isso você também.
Espere. Adie. Prolongue. Inspire. Respire. Uma, duas, três vezes se possível. Só não dê murro em ponta de faca, e quando a vida te der um garfo não tente fazer dele uma colher de chá.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Escolha não magoar...


Primeiramente: Não grite. Segundo, ouça! As pessoas não são objetos. Elas não dependem de você nem do seu rico “dinheirinho”, “tempinho”, “agradinho”. Elas têm vida e escolhas próprias. Elas dizem adeus.
Nós não somos obrigados a permanecer tristes por razão alguma. Não temos o dever de esperar por alguém que não nos garante nem um bom dia ao amanhecer.
Entenda de uma vez por todas: Nós somos in-de-pen-den-tes! Não vivemos ou pelo menos não devemos viver em função de ninguém. Temos braços, mãos, inteligência e vontade para buscamos nossas melhoras. Ou seja, não espere que fiquemos por muito tempo a mercê dos seus mãos tratos ou suas vontades mesquinhas.
Se quer que permaneça,cultive.
E só para finalizar, palavras não nos iludem, não mais. Nós queremos atitudes, ou pelo menos, um pouco de educação.
Grata.