domingo, 30 de junho de 2013

Música: Pra Sonhar - Marcelo Jeneci


'(...)Mil coisas eu deixei
Só pra te falar
Largo tudo
Se a gente se casar domingo
Na praia, no sol, no mar
Ou num navio a navegar
Num avião a decolar...' 

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Quando a gente se cala...


É a velha história do vivo e do morto: é mais tranqüilo estar na presença de um vivo falando merda do que na de um morto não falando nada. Freqüentemente nos esquecemos desse termômetro, mas ele se aplica a quase todas as situações da vida. Enquanto as pessoas estão falando, seja o que for elogios, críticas, agradecimentos, acusações, as coisas ainda têm a obrigação de serem flexíveis. Falar com alguém, ou para alguém, é pedir para conversar, é se mostrar, mesmo que inconscientemente, aberto a mudar de opinião, a chegar a um acordo. Quando não há conversa, quando tudo está em silêncio, a flexibilidade se torna dura como pedra.

O bom é que na maioria das vezes não são coisas definitivas. Geralmente o silêncio não significa o fim de alguma coisa, ou a decisão de algo. É simplesmente o sinal de que, naquele momento, alguém está sólido, inflexível. Às vezes o que a gente mais quer é alguém que tenha a capacidade – e a sensibilidade – de nos amolecer novamente. Num mundo onde o importante é manter os punhos sempre bem fechados, tem gente que ainda consegue perceber o valor e a necessidade das pessoas que nos amolecem.

Ser inflexível é o primeiro passo para fracassar em tudo que você fizer. Quer criar uma coisa nova? Aceite mudanças no projeto, desvios, idéias que surgem no meio do caminho. Quer tomar um rumo na vida? Aceite que nem sempre os planos acontecem como foram planejados, nem sempre as pessoas são legais, nem sempre os caminhos vão dar onde dizia o mapa. Quer ser uma pessoa melhor? Aceite seus defeitos, depois entenda e perdoe o dos outros, engula, mesmo que a seco, a verdade de que quem cria as expectativas é você e quem as frustra não tem culpa de não ter seguido os seus planos. Pessoas seguem os próprios passos e só os flexíveis conseguem viver num mundo imprevisível assim.

O ponto é que as pessoas precisam ouvir, umas às outras, com atenção. Mas, acima disso, precisam saber que mais importante do que o que se diz, é o silêncio que se faz, são as palavras apenas pensadas, as frases não ditas. Essas sim têm a ver com a nossa verdadeira opinião sobre tudo. A gente é o que é, em nossas formas mais cruas e verdadeiras, só quando a gente se cala.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Música: Química - João Bosco e Vinícius


'(...)Faróis iluminavam o meu coração
Feito faísca que virou uma explosão
E o tempo foi tornando tão intensa a nossa paixão


Tem magia o teu sorriso encantador
Com você tudo é tão bom
Não tenho medo de dizer que é amor...'

terça-feira, 25 de junho de 2013

Da desigualdade que existe entre os homens...


O princípio da igualdade revela que todos os cidadãos têm o direito de tratamento idêntico pela lei.
Se pela lei, que foi criada pelo homem, os nossos semelhantes merecem ser tratados igualmente por nós, por que fugimos tanto disso?
Por que negamos amar o inimigo, mendigo, ladrão, corrupto? Não são tão bons quanto nós?
Mas e quando o Nazareno veio revelar que somos todos iguais perante os olhos da criação divina. Qual foi o intuito dessa ideia?
Na ética, justiça, religião, matemática, para todos os rumos da ciência, prega-se a igualdade. Em contrapartida, sua vivência é quase nula. Igualdade é dar para seu irmão aquilo que você gostaria de receber.
É quando você não mede esforço para ver alguém que você não conhece feliz. Tratar com igualdade é enxergar em qualquer face, o rosto de um irmão. Seja qual for sua condição física, moral ou psicológica. É ter piedade dos que sofrem e compaixão pelos que fizeram escolhas erradas. É não agir com brutalidade quando esse alguém utilizou da mesma prática. É estender a mão aos que clamam proteção e cuidado. É ter consciência de que não se é melhor ou pior do que ninguém. É reconhecer que tudo que fizermos contra nossos irmãos, estaremos fazendo contra nós mesmos e contra nosso amado criador. É viver eternamente a máxima "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo." E começar a fazer a diferença, pois nada é tão contagioso como o exemplo.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Música de Janeiro a Janeiro (Part. Nando Reis) - Roberta Campos


Mas talvez, você não entenda

Essa coisa de fazer o mundo acreditar
Que meu amor, não será passageiro
Te amarei de janeiro a janeiro
Até o mundo acabar... 

domingo, 9 de junho de 2013

A vida são fases...


"Tinha duas maneiras de se esconder: ficava em casa e dizia para si mesma que ali era um bom lugar e que precisava de um tempo sozinha, ou ia para a rua, fazia o que desse vontade, passava dos limites em todos os momentos e se permitia acreditar que precisava extravasar. A vida justa, certa e real nunca era a primeira opção. Vivia se escondendo nos extremos da clausura completa ou da exposição desmedida. 
Fazia questão de se explodir para depois se curar, sozinha, durante dias e dias, como se a maneira certa de cumprir os dias na terra fosse simplesmente se machucando e esperando cicatrizar. Passou anos se equilibrando sozinha nos dois pratos da balança, até que se encontrou. E quando isso aconteceu não foi do jeito mágico e romantizado que as pessoas costumam pensar que são os encontros. Se encontrou num momento bem ruim, daqueles que se fica com profundo medo."

Aprendi que os extremos são extremos demais para serem levados como estilo de vida. A chance de quase morte depois que feri a cabeça e abriu um buraco fez com que eu repensasse como aproveitar meu tempo. Agora vivia nos extremos ao mesmo tempo, se apaixonando e olhando as estrelas da própria sacada, trazendo amores e amigos para o mesmo universo. Depois de um tempo nesse imenso equilíbrio acabou se apaixonando, perdidamente. E agora pensa em se encontrar com o amor.


“A vida é feita de fases”.