terça-feira, 6 de novembro de 2012

Lado A x Lado B...


Sócrates ao criar o método de introspecção pessoal, disse-nos que o homem deve voltar-se para si a fim de tomar consciência de sua própria ignorância, com o intuito principal de fazer-nos sentir nossa realidade "nua e crua". Todavia, como esse método pode ser executado?
R: Podemos nos conhecer pela dor, pelo convívio com o próximo e pela auto-análise.
O pilar dessa metodologia deverá ser o auto-conhecimento, que em tese é composto por três princípios fundamentais: O filosófico, o psicológico e o religioso.
No filósofico podemos avaliar nossos conceitos de existência, nossa conduta ética e consequentemente moral, e nosso posicionamento diante do convívio social.
O tema psicológico, sendo o mais profundo entre os demais, aborda a direta relação entre a emoção/razão. Esse responsabiliza-se por nossos comportamentos, visto que são embasados pelas nossas características pessoais, pois através da nossa persona saberemos as possibilidades de reações e ações que teremos ao longo de nossas experiências.
O lado superiormente complexo e natural será o religioso, pois esse pode ser capaz de nos transformar e reformar de acordo com nossos preceitos de fé.
Tudo isso ocorre tão somente por que o homem em sua totalidade possui pequenas lacunas que só poderão ser preenchidas devido a sua fé em algum ser superior.
Porém deve-se lembrar que por questões extremamente intrínsecas alguns homens são levados a simplesmente negar o seu preceito religioso, tornando-se então ateus ou agnósticos. Mas nem por isso deverão ser excluídos ou renegados diante da sociedade. Passado o menu conceitual, iremos então relevar a importância da evolução moral paralela a evolução intelectual, e essa reconhecida em sua auto-análise como sendo superior a todos os outros dogmas construídos pela cultura social.
O homem se conduz bem quando faz tudo tendo em vista o bem e para o bem de todos, e esse é definido como o avanço moral. Em contrapartida deverá coexistir uma relevante contribuição intelectual para que além de polido o homem possa tornar-se técnico e culto. É primordial que tenhamos consciência de que um com o outro nos modifica para o grande avanço que realmente necessitamos. Porém na falta de um dos, perdemos força e equilíbrio, pois em sua constituição inicial o homem foi criado sábio e puro de coração. O que nos indica que caminhamos nessa existência por uma estrada de construções, sendo essa responsável por nosso preenchimento espiritual.
Pois como lembra novamente Sócrates, "Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância." E assim o assume, lutando contra a própra natureza para buscar sua evolução de maneira justa, digna e inteligente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual seu caminho?