sexta-feira, 19 de julho de 2013

A vida é uma escola....


Toda vez que alguém se empenha em fazer algo, acredito eu, é para fazer bem feito. Ninguém decide se dedicar a alguma coisa para obter um resultado ruim. Quanto mais exigente nós somos, melhores são nossas conquistas, mas nem sempre o resultado é proporcional à expectativa. Tem vezes que a gente quer fazer o melhor e simplesmente falha. E falha porque o ser humano é falível, porque as nossas ações são variáveis, não existe fórmula matemática da vida.

Eu pretendia ser incrível. Pretendia porque era o certo a se fazer, porque eu estava determinada a ser boa. Acontece que tenho conseguido. Nos últimos tempos – e não sei precisar exatamente quanto tempo mas pode ser a quatro meses – aprendi a adotar uma conduta de extrema responsabilidade pelos meus atos e humildade diante dos meus vacilos. Decidi que nunca mais tentaria me defender mudando a opinião de alguém que estava certa, quando eu estava errada. Eu tinha esse talento e era muito boa nisso. Não faço mais. Junto com isso, teria plena consciência dos meus atos e dos possíveis males que eles poderiam me causar e aos que estavam ao meu redor.

Aprendi que deveria ser humilde, e retribuir os que foram humildes e bons comigo. Quando alguém faz uma coisa por nós, tendemos a agradecer e lembrar do gesto. Quanto alguém faz muitas coisas boas para nós, em seqüência, ironicamente deixamos de reconhecer esses atos. Então foi ai que eu comecei a presta um pouco mais de atenção.

Viver é foda porque a gente não vive sozinho. Qualquer pessoa em sã consciência não quer magoar ninguém, nem decepcionar, nem frustrar, nem iludir ninguém. Mas a gente erra e o dedo do povo é implacável, tá sempre na nossa cara, ta sempre direto virado pra nós. Nessa hora, que você já lascou tudo, desapontou todo mundo, fez tudo que não devia fazer, tentou consertar e não adiantou, o que você deve fazer é voltar ao início: se comprometer em fazer o melhor. 

Não quero ficar marcada no lado preto da página. Eu não quero ser o resultado do “eu te avisei”, ou a certeza do “eu já sabia”, porque por trás de tudo, de todo o julgamento de todo erro, e por trás de todo erro de julgar alguém, o que existe é uma pessoa que tá tentando acertar as coisas.

A gente não ganha todas… Mas sempre vale o aprendizado. Como disse Alexandre Pires: “A vida é uma escola”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual seu caminho?