sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Caridade Inteligente


De acordo com o dicionário caridade significa: amor ao próximo, benevolência, bondade, compaixão, beneficiência, etc. E sobretudo pela lei de Jesus Cristo:
"E tudo que quiserdes que vos façam, façais vós a eles."

Um dia um amigo muito querido me ensinou em poucas palavras o significado da verdadeira caridade, aquela que deve ser inteligentemente feita por nós. A caridade inteligente.
A maioria das pessoas aprenderam com a vida que caridade é somente aquilo que se oferece de forma material. Exemplificando: um quilo de alimento não perecível, moedas, roupas, agasalhos, remédios, entre outros.
O mundo precisa sim de pessoas que doem ao outro um pouco do que lhes pertence, mas se formos pesar na balança, nem sempre um pão trará total felicidade a um mendigo. As pessoas precisam sentir-se cuidadas, amparadas, protegidas, acarinhadas, e o objeto que lhes é oferecido materialmente nem sempre irá curar suas dores mais íntrisecas. Ajuda muito, claro, mas não é o suficiente. Consolar é uma virtude que devemos praticar diariamente, pois é dando que se recebe.
As vezes estamos a um passo de cometer algo indisplicentemente e por uma palavra amiga, um sorriso bondoso, um apoio moral, desistimos de tal ato.
Procure praticar a caridade além dos bons costumes, ouvir um desabafo em silêncio com um olhar amparador, mostrar a luz invisível aos olhos dos que sofrem, ser otimista com relação aos problemas alheios, fazê-lo refletir de seus atos impensados, elogiar um trabalho bem feito, abraçar aos carentes de afeto.
Praticar a caridade inteligente requer sensibilidade, "feeling", visão apurada e arguta do que se passa no meio.
Para exercer esse tipo de bondade é necessário ir além das expectativas, fazer o possível para ver a felicidade do próximo, ajudá-lo com seus mínimos problemas, encorajá-lo a prosseguir firme, e fazer de suas portas pessoais um grande portão que abriga e ampara não apenas o seu ego, mas a alma de todos os que o cercam.

Vamos aprender e praticar a caridade inteligente.
O mundo nunca precisou tanto dessa sublime virtude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual seu caminho?